O que há por trás dessa misteriosa epidemia de bocejos? Primeiro, vamos ver o que é o bocejo. Trata-se de uma ação involuntária que nos faz abrir bem as nossas bocas e respirar fundo. Sabemos que é involuntário porque o fazemos mesmo antes de termos nascido: algumas pesquisas mostraram que fetos de 11 semanas bocejam.
Há muitas partes do corpo que participam do bocejo. Primeiro, sua boca abre e o queixo cai, permitindo que você inale a maior quantidade possível de ar. Ao inspirar, o ar enche seus pulmões, seus músculos abdominais flexionam e seu diafragma é empurrado para baixo. O ar que respira faz seus pulmões se expandirem ao máximo, e depois uma parte deste ar é expelida para fora do seu corpo.
- Teoria física – nossos corpos induzem o bocejo para obter mais oxigênio e retirar um acúmulo de dióxido de carbono.
- Teoria da evolução – há quem ache que o bocejo começou com nossos ancestrais, que costumavam bocejar para mostrar seus dentes e intimidar os outros.
- Teoria do tédio – o dicionário diz que o bocejo é causado por tédio, fadiga ou sonolência.
- O bocejo dura, em média, seis segundos
- Os batimentos do coração podem se elevar em até 30% durante um bocejo.
- 55% das pessoas bocejam até cinco minutos depois de terem visto alguém bocejar.
- Cegos bocejam mais após ouvirem alguém bocejando.
- Ler sobre o bocejo faz você bocejar.
- Atletas olímpicos normalmente bocejam antes de uma competição.
A próxima vez que alguém bocejar enquanto você conta uma história, não se sinta ofendido. Essa pessoa está tentando desesperadamente manter-se alerta. Segundo os psicólogos da Universidade de Albany, em Nova York, o bocejo não se manifesta quando estamos aborrecidos ou tentando dormir.
Também não é uma grosseria. Em realidade, seu corpo está tratando desesperadamente manter seu cérebro lúcido e acordado. Segundo os pesquisadores, um bocejo envia ar fresco ao cérebro, o que nos ajuda a nos manter alerta. Portanto, diz o estudo publicado na revista Psicologia Evolutiva, um bocejo atrasa o sono e não o estimula, como alguns pensam.
O desejo que sentimos de bocejar quando outros o fazem poderia ser um mecanismo de grupo para nos ajudar a nos manter alerta quando enfrentamos perigo. O fato de bocejar quando se vê a outra pessoa o fazer se chama ecocinese: imitação involuntária de gestos vistos em outras pessoas.
Na área cirúrgica, quando um paciente boceja, o mais provável é que sua pressão arterial esteja baixando, quase nunca falha. Outro fator que leva ao bocejo é a síndrome de abstinência a heroína.
Eai? Você conseguiu ficar sem bocejar ao menos uma vez lendo este texto e olhando as imagens? Comente e não esqueça de responder à enquete no topo direito da página ^^
Hahahaha muito bom esse post, curti demais apesar que bocejei POUCO só lendo e vendo as imagens. Agora descobri que faço 55% das pessoas que leem "bocejo" ou ve alguém bocejando e fica mais de 5 minutos com essa ecocinese louca!
É realmente muito maluco isso tudo, enquanto eu pesquisava sobre o assunto bocejei umas 30 vezes.
Obrigado pelo comentario ^^
Abraços