Neste 31 de agosto, comemora-se mundialmente o Dia do Blog. A data foi escolhida não por algum acontecimento especial, mas apenas pela semelhança da data 3108 com a palavra "blog". Simples também é a blogagem. Para ter seu próprio blog na internet, você não gasta mais que dez minutos.
" Quem ainda não tem um blog precisa começar logo para não ficar de fora dessa revolução dentro da revolução "
Em um blog, as postagens são feitas em uma linha do tempo. Blogueiros de todo o mundo postam mensagens aos seus leitores, apontando para outros blogs que considerem interessantes. Assim, os integrantes da blogosfera podem descobrir novos espaços para serem lidos e seguidos, havendo assim uma divulgação espontânea pela internet.
Os blogs se popularizaram tanto na última década que chegaram a ser adotados em larga escala até pelos veículos de comunicação tradicionais, como imprensa e rádio. É raro hoje algum sítio de internet, pertencente a veículo de comunicação, que não tenha blogs de seus colunistas. O Jornal O Globo é um exemplo perfeito, um dos jornais pioneiros na edição digital, também foi pioneiro na blogagem. Todos os cronistas e colunistas do O Globo têm cada qual seu blog distinto na página eletrônica do jornal.
Blogs como o da Míriam Leitão, Ricardo Noblat, Ancelmo Goes e Patrícia Kogut somam juntos milhões de acessos ao mês. Com isso, ganhamos todos. Na edição impressa, tradicional, além da falta de espaço físico, não havia a instantaneidade. Hoje, nas edições eletrônicas dos jornais, podemos ler as notícias postadas nos blogs quase que em tempo real. É notícia, virou postagem.
" O foco da curiosidade do consumidor, leitor de blogs, se volta cada vez mais para o conhecimento e para as causas sociais "
Os milhões de blogueiros anônimos exercem um papel também fundamental na cadeia. As postagens feitas por profissionais do jornalismo acabam replicadas e multiplicadas, ganhando notoriedade e mídia espontânea na rede. Não há assunto de interesse do público, ou de interesse público, que seja deixado de lado pelos blogueiros. As postagens são acessadas inclusive por usuários de outras línguas, que traduzem as postagens originais para seu idioma e postam em seus espaços de blogagem.
Existem também, em grande número, blogs de celebridades, profissionais liberais, professores, estudantes, em grande parte anônimos, que acabam ganhando notoriedade na internet e passam a ter milhares de visitas por dia. Hoje existem pessoas que vivem de blog, através de programas de afiliados, conquistados junto com a popularidade e experiência na blogagem. Estes programas, dentre os quais o mais popular é o do Google, pagam por clique gerado em anúncio veiculado através do programa. Esse sistema está trazendo uma verdadeira revolução para o mercado de publicidade e propaganda.
Os blogueiros, em sua maioria, podem ser considerados como uma nova espécie de consumidor, que consome e também produz, o prosumer.
Para ter sucesso com um blog, é preciso dedicação e paciência. Se no começo da história das blogagens fazia sucesso a divulgação de efemeridades, hoje poucos se interessam pelo que você está comendo ou fazendo em sua casa. O foco da curiosidade do consumidor, leitor de blogs, se volta cada vez mais para o conhecimento e para as causas sociais. Como o apelo da imagem e do som, aos quais o texto dá não só apoio como também sentido, temos nos blogs verdadeiras revistas eletrônicas multimídia.
Quem sabe escrever bem, leu antes de escrever. Conhecimento sustentável depende de bom conteúdo. Como todos querem ter blogs de sucesso, a prática da blogagem acaba sendo de extrema importância cultural, educacional. Buscamos o conhecimento para poder compartilhá-lo, retroalimentando uma esfera produtiva, na qual o blogueiro e a blogueira são as peças fundamentais.
Quem ainda não tem um blog precisa começar logo para não ficar de fora dessa revolução dentro da revolução. O microblog é uma opção interessante, pois você conta sua história, divulga seu conhecimento, em pílulas, com até 140 caracteres, podendo adicionar ligações para outros conteúdos. Por isso nem preguiça é desculpa para não blogar. Comece agora, não deixe que seus dedos enferrujem, exercite seu cérebro. Se nas academias de ginástica mantemos a boa forma física, na blogosfera mantemos a boa forma mental.
A web não é só mais uma mídia: nela temos uma janela para o mundo, e principalmente à iluminação através do conhecimento. A blogagem faz parte, é um hábito saudável que beneficia não só o blogueiro, mas a sociedade como um todo. Seja profissional ou amador, não importa, escolha um tema, mantenha o foco e continue blogando, consumindo e produzindo conhecimento.
Labels: Curiosidades, NoticiasTecnologia