Novo Uno: bendito fruto entre as mulheres
Disponível em quatro versões de acabamento (duas com motor 1,0-litro e duas com 1,4), todas com quatro portas, as vendas do Uno (novo + antigo), passaram as do Fiat Palio em julho, chegando ao segundo lugar no ranking. Na primeira quinzena, o modelo ameaçou, com apenas 900 carros de diferença, o posto de líder do VW Gol e acompanha, sem ansiedade, os concorrentes – Chevrolet Corsa, Renault Sandero, Peugeot 207 e Ford Fiesta – do retrovisor.
O casamento entre design irreverente e preço acessível fez do novo Uno um case entre as mulheres, o que pode explicar, em tese, boa parte do sucesso do urbaninho. É para tanto? Se levarmos em conta que elas têm, segundo estatísticas dos fabricantes brasileiros, cerca de 90% de influência na decisão de compra do carro, sim.
“Elas gostam do design e da ergonomia. Quando entram no carro, ficam rindo sozinhas, eufóricas”, diz José Simas, vendedor de novos da Sbardecar, concessionária do Rio Grande do Sul. Outro fenômeno interessante, aponta Simas, é o fato de elas não se importarem em descer de categoria. “Tem sido comum mulheres quererem trocar carros mais caros pelo novo Uno. A começar pela minha mulher, que quer se desfazer do Stilo pelo compacto”.
Essa é também a opinião da representante Cláudia Cíntia Céspedes, fisgada pelo design do carro. “Não há nada equivalente ao novo Uno em relação aos concorrentes dele, especialmente com motor 1,4-litro. Além disso, adorei o design do carro. O painel é muito bonito também”, conta Cláudia, que optou por um Way preto.
Inspirado no Fiat Panda europeu, o Novo Uno segue o conceito round square, ou seja, um quadrado de cantos curvos. A fada madrinha da Gata Borralheira, porém, não apareceu, como nos contos de fadas, do nada; mas do resultado de um milhão de horas de trabalho no Brasil e na Itália e de pesquisa com milhares de consumidores. A Fiat queria saber como o brasileiro imaginava um carro autêntico, mas emocional. Embora a pergunta fosse deveras subjetiva, os designers da fábrica acertaram na interpretação e na mão.
Além de design, o Novo Uno conquista o público feminino também pelas opções de customização. Assim como o Fiat 500, as versões do modelo são totalmente personalizadas. Elas podem usar e abusar da criatividade, sem medo de o modelo desvalorizar na hora da revenda. No caso do novo Uno, todas as personalizações são reversíveis, bastando retirar adesivos ou trocar o acabamento do painel.
A dificuldade, entretanto, promete ser outra. Se escolher com que roupa sair de casa já é um desafio para elas, o novo Uno vai dar um nó na cabeça da mulherada. A fabricante oferece diferentes estilos de adesivos para customizar desde a carroceria às maçanetas externas, o pomo da alavanca de câmbio, os retrovisores, a alavanca do freio de mão e a grade dianteira. Os adesivos custam partir de R$ 11,70; os apliques para a alavanca de freio, a partir de R$ 41,27; e os apliques para painel, a partir de 268,33.
Espelho para monitoramento do banco traseiro com encaixe móvel e porta-óculos sobre a porta do motorista – de série nas versões 1.4 e opcional nas 1.0 – são outros atrativos para o público feminino, além dos opcionais itens de segurança para as quatro versões. “A primeira reação das mulheres é muito curiosa. A maioria diz: ‘ele é tão lindinho’. Depois, o interesse fica por conta dos espelhos, porta-trecos, airbags e ABS”, conta Eduardo Vilas Boas, da concessionária Amazonas Sumaré, em SP. Parênteses para os porta-trecos, fascínio feminino: vão de 11 a 14, dependendo da versão.
Economia e potência, segundo Vilas Boas, não aparecem entre os principais questionamentos femininos sobre o carro. É preciso, entretanto, estar atento a esses dois pontos para saber se ele atende às expectativas.
Indiscreto charme do Way 1.4 flex
A versão avaliada pelo WebMotors, Way 1.4 flex, é a mais cara das quatro, R$ 32.160. Ao assumir o volante, a atenção acaba se dividindo entre o que acontece dentro e fora do carro. Você não dirige o novo Uno; desfila. Aliás, não são apenas os concorrentes populares que desaparecem perto do compacto. Não há robusto ou luxuoso que roube dele olhares e comentários. Mulheres apontam o dedo e sorriem. Um grupo de crianças entoa “Novo Uuuunô, Novo Uuuuunô”, a la torcida organizada. Motoboys desaceleram e o acompanham como se estivesse num comboio. Efeito fada madrinha ainda, não desfeito após a meia-noite (do lançamento).
Ao volante, agrada, especialmente às mulheres que gostam de guiar em uma posição elevada, o mecanismo de regulagem do banco do motorista por acionamento de uma alavanca. São macios o engate do câmbio, a embreagem e a suspensão, sem comprometimento da segurança e do conforto (a não ser pelo vai e vem do corpo em freada pouca coisa mais forte). O motor é ruidoso não a ponto de incomodar, mas de ser notado. A boa ergonomia fica por conta dos comandos, já que a motorista não precisa tirar as costas do banco para mudar a estação do rádio ou acionar os vidros elétricos. Segundo a fábrica, produz de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos (gasolina) e 11,5 segundos (álcool). Rende 13,2 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (álcool) na cidade e 17,7 km/l (gasolina) e 12,2 km/l (álcool) na estrada. Para quem gosta de pisar, entretanto, deve saber de antemão que potência não é a vocação do carro, mesmo na versão 1,4-litro, o motor demora a responder ao salto no acelerador.
Valor do seguro anual para mulheres na faixa dos 40 anos e garagem própria: de R$ 2,5 mil a R$ 4,5 mil.
No site da Fiat, é possível experimentar as possibilidades de customização, montando um carro de acordo com seu bolso e preferências. Depois, o melhor a fazer é partir para um test-drive na concessionária e colocar na prática as teorias sobre ele. O importante é você sair feliz e satisfeita com o investimento de seu suado dinheirinho.
FICHA TÉCNICA – Novo Fiat Uno
| MODELOS | Novo Fiat Uno Attractive e Way |
| MOTOR | Quatro tempos, 4 cilindros em linha, 999 cm³ e 1.368 cm³ |
| POTÊNCIAS | 1.0 - 73 cv (gasolina) e 75 cv (álcool) a 6.250 rpm/ 1.4 - 85 cv (gasolina) e 88 cv (álcool) a 5.750 rpm |
| TORQUES | 1.0 - 97 Nm a 3.850 rpm (álcool) – 1.4 - 122 Nm a 3.500 rpm (álcool) |
| CÂMBIOS | Manual, 5 velocidades |
| TRAÇÕES | Dianteira |
| DIREÇÕES | Por pinhão e cremalheira |
| RODAS | 165/65 R13/ 175/65 R14 (opcional) |
| COMPRIMENTO | 3,77 m |
| ALTURAS | 1,56 m e 1,49 m |
| LARGURA | 1,67 m e 1,64 m |
| ENTREEIXOS | 2,37 m |
| PORTA-MALAS | 280 l |
| PESO (em ordem de marcha) | 895 kg e 950 kg |
| TANQUE | 48 l |
| SUSPENSÕES | Dianteira do tipo McPherson; traseira com eixo de torção |
| FREIOS | Discos na dianteira e tambor na traseira (ABS opc) |
| PREÇO | R$ 25,5 mil (Vivace), R$ 31 mil (Attractive) e R$ 31,87 mil (Way) |
Relações de transmissão Way 1.0
1ª – 4,273
2ª - 2,238
3ª - 1,520
4ª - 1,156
5ª - 0,919
Ré - 3,909
Relação de transmissão do diferencial 4,357
Relações de transmissão Attractive 1.4
1ª – 4,273
2ª - 2,238
3ª - 1,444
4ª - 1,029
5ª - 0,838
Ré - 3,909
Relação de transmissão do diferencial 4,067
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