Todos os altos e baixos desta obra-prima da tecnologia finlandesa.
Por Luciano De Sampaio SoaresTerça-Feira, 19 de Outubro de 2010
Pelo que mostrou durante os testes aqui no escritório do Baixaki, as funções telefônicas são o “detalhe a mais” em um equipamento dedicado principalmente à conexão 24 horas por dia, sete dias por semana. A bem dizer, a parte telefone do N900 é apenas uma maneira de diminuir a quantidade de aparelhos a serem levados no bolso.
O que não significa, de fato, que seu bolso ficará mais leve. O N900 é grande, com 110,9 x 59,8 x 18 mm quando fechado e um pouco pesado em seus quase 200 gramas , se pensado como um celular. Porém, quando comparado a outros MIDs – como seu antecessor N810, de maior altura e largura, porém mais fino – o N900 pode ser considerado bem mais confortável durante a utilização.
O aparelho roda sob o Maemo 5 (a mais recente versão do Linux para computadores portáteis da Nokia) e, por ser um esforço de código livre, há uma certa variedade de aplicativos – nem de longe tão grande quanto a do iOS ou do Android – disponível para o N900.
A interface do sistema é realmente muito melhor que a encontrada no Symbian dos outros aparelhos Nokia, com ícones intuitivos e operação bastante facilitada, e até mesmo o touchscreen resistivo não compromete a experiência de usar o N900.
Aprovado O que chamou nossa atenção
Hardware
O equipamento do N900 é exemplar. Além do processador Cortex A8 de 600MHz, o gadget conta com um processador gráfico PowerVR SGX530 – o mesmo do iPhone 4, Motorola Milestone e das placas GMA 500 e GMA 600 da Intel – com suporte a OpenGL 2.0. Além disso, a memória para execução de aplicativos é de até 1 GB, sendo 256 MB dedicados e o restante em memória virtual.Fonte da imagem: Nokia/Divulgação
Com tudo isso e até 32 GB de armazenagem interna, com expansão por cartão microSD de até 16 GB, é fácil entender as razões que fazem o N900 não ser considerado simplesmente um smartphone.Maemo 5
O sistema operacional do N900 é, provavelmente, um dos grandes responsáveis pelo poder do dispositivo. Por ser um sistema de código aberto, vários desenvolvedores assumiram o manto de criar aplicações para o Maemo.Com isso, apesar da oferta ainda ser bem menor do que para outras plataformas – como o Android e o iOS – o Linux para portáteis da Nokia consegue desempenhar todas as principais tarefas que se espera de um dispositivo de conexão móvel.
Apesar da Ovi Store – loja de aplicativos da Nokia – contar com pouquíssimas opções de software para o N900, existe um repositório de software mantido pelos usuários da plataforma que pode ser acessado a partir do gerenciador de aplicativos do Maemo 5.
Outro ponto importante: mesmo contando com poucos títulos de apps, vários softwares conhecidos que enfrentam problemas em outras plataformas – como o Firefox, disponível na Ovi Store, e aplicações Flash – rodam no Maemo sem grandes problemas, graças à fundação Linux em que o Maemo se baseia.
Vale lembrar que em 2009 a Nokia anunciou que o Maemo não seria mais desenvolvido, dando lugar para o MeeGo – combinação do Linux da Nokia com o Moblin da Intel. Felizmente, quem adquirir um N900 não precisa se preocupar com falta de suporte, já que ainda em 2010 a empresa finlandesa pretende disponibilizar o dual-boot Maemo/MeeGo para o aparelho.
Usabilidade
A interface do Maemo é amigável e – mesmo utilizando os ícones já conhecidos do Symbian – bastante intuitiva. Encontrar aplicativos, arquivos ou alterar configurações é simples e rápido. Como todo aparelho dessa natureza, o N900 também tem seus truques, mas o vídeo de apresentação que faz parte da primeira inicialização do N900 mostra as principais dicas para explorar ao máximo o dispositivo.Multitarefas de verdade
Mesmo que iOS, Android e Symbian disponham de funções para multitarefa, o Maemo transforma essa capacidade em algo muito próximo ao que se obtém em um desktop. Aplicativos em segundo plano não ficam suspensos ou em utilização parcial e, portanto, a alteração entre cada programa é ágil e bastante satisfatória.Pequenos detalhes
Certo, não é um iPhone, mas mesmo assim o N900 deve ser respeitado. Apesar de lembrar um pouco o 5800 XpressMusic – um pouco mais largo – o MID da Nokia é bonito e, apesar de espesso, bastante confortável.Fonte da imagem: Nokia/Divulgação
Os detalhes do N900 são um ponto muito favorável, dentre todas as opções de design feitas pelos engenheiros finlandeses, por facilitarem a utilização do aparelho e por oferecer conforto e praticidade no cotidiano.Vale lembrar, entretanto, que mesmo tendo funções telefônicas, considerar o N900 apenas um smartphone não é tão correto assim.
Fonte da imagem: Nokia/Divulgação
Entre essas características dignas de nota, uma das que mais chama a atenção e suscita a pergunta “por que não fazem isso em mais dispositivos?” é o suporte existente na moldura da câmera. Com ele, de uma forma simples e certamente muito prática, é possível deixar o aparelho em uma posição agradável para assistir a um vídeo, por exemplo.Outro elemento existente em aparelhos Nokia que, no N900, foi aprimorado é a stylus para ativação da tela. Já que o tamanho do aparelho é consideravelmente maior do que o 5800 XpressMusic, por exemplo, o apontador do MID finlandês oferece – por ser mais longo e de formato mais sólido – uma sensação de firmeza bem maior do que a caneta do dispositivo Symbian.
O N900 também ganha pontos ao permitir o “hot-swap” do cartão de memória. Isso significa que não é necessário desligar o aparelho – ou, como em muitos outros portáteis, até mesmo remover a bateria – para trocar o microSD.
Apesar de não ser algo realmente significativo, já que o aparelho tem 32 GB de armazenagem interna e mais 16 GB de cartão de memória, que são suficientes até para os mais desesperados acumuladores de arquivos.
Tela
A tela TFT de 3,5 polegadas do N900 pode até não surpreender com seus 800 x 480 pixels de resolução e sensibilidade a toque pelo sistema resistivo. De fato, só lendo a respeito não parece ser grande coisa, mas a partir do momento que é colocada em uso, pode-se perceber que a qualidade da interface do N900 acompanha a do aparelho como um todo.Mesmo sem capacidade multitoque ou a mesma sensibilidade da tecnologia capacitiva , a tela do N900 é agradável e não exige esforço para corresponder aos comandos.
Durante a semana de testes do aparelho aqui no Baixaki, foram raríssimas as ocasiões em que um toque não foi reconhecido com precisão e agilidade, seja com a stylus da Nokia ou com os dedos.
Serviços na rede
Tendo sido projetado principalmente como um dispositivo de acesso à web, o N900 tem suporte nativo – dentro dos aplicativos padrão ou do próprio sistema operacional – a vários serviços online.É possível, por exemplo, manter conversações de texto via MSN Live, Google Talk, ICQ e uma série de outros protocolos, e ligações VoIP através do Skype sem precisar instalar nenhum programa no aparelho.
Câmeras
Os 5 Mp da câmera principal, aliados à lente Carl Zeiss-Tessar, oferecem imagens de boa qualidade e com cores bastante fiéis. Naturalmente que há ruído, devido principalmente ao tamanho do sensor, mas para usar as fotos na internet ou impressões em tamanhos pequenos como o padrão 10x15 é muito mais do que o suficiente.Fonte da imagem: Nokia/Divulgação
A cobertura da câmera é outro ponto positivo do sistema de imagem, já que funciona como gatilho tanto para a inicialização quanto para o fechamento do aplicativo de captura.Em termos de filmagem, apesar de não gravar em alta resolução, o desempenho do N900 é satisfatório. O flash de LED duplo, durante filmagens, funciona como luz contínua, iluminando cenas facilmente.
Naturalmente, a luz oferecida não é forte o suficiente para ambientes grandes, deixando uma sensação de “farol” nas imagens. Os filmes feitos no N900 têm 848 x 480 pixels a 25 quadros por segundo.
A câmera frontal é VGA e pode ser utilizada apenas para videoconferências usando o Skype ou o Google Talk.
Multimídia
A reprodução de mídia no N900 é excelente. Além da tela grande e de boa resolução, o processador gráfico dedicado ajuda muito na hora de assistir a filmes e outros conteúdos de imagem em movimento. Com um cabo de saída de sinal de vídeo, é possível até usá-lo como reprodutor de mídia para TVs e monitores compatíveis com vídeo composto.Em termos de som o aparelho também se dá muito bem, já que além do conector para fones de ouvido de 3,5 mm também apresenta som estéreo nos alto-falantes, um de cada lado do aparelho. O volume e a qualidade do áudio são agradáveis e permitem aproveitar bem arquivos dos principais formatos de música ou vídeo.
Reprovado Do que esperávamos mais
Teclado
Assim como o N97, o teclado do N900 sofre com algumas opções de projeto fora do comum. Apesar das teclas serem confortáveis, as dimensões dos botões são muito reduzidas, dificultando a digitação por quem tem dedos um pouco mais grossos.Outro problema grave do teclado do N900 – pelo menos durante a semana de testes no Baixaki – é a tecla de espaço deslocada do centro. Apesar de não ser impossível se acostumar com a posição dessa tecla, durante a utilização não foram poucas as mensagens que, em vez da separação das palavras, apresentaram “m” e “n” entre os termos.
Mas o problema mais grave é a ausência de um teclado virtual. Utilizar o N900 com uma mão apenas é quase impossível já que toda entrada de dados – com exceção do discador telefônico – é feita através do teclado QWERTY físico.
Orientação da tela
Certo, o N900 não é um smartphone, mas as dimensões do aparelho são pequenas o suficiente para que ele pudesse ser usado com apenas uma mão.Infelizmente, por não dispor de um teclado virtual – a não ser que o aplicativo utilizado tenha essa função em sua programação – e por toda a utilização ocorrer em posição paisagem (com o lado longo da tela na horizontal), manejar o aparelho sem o uso de ambas as mãos é muito complicado.
O único aplicativo padrão do N900 que conta com visualização vertical é o discador, o que facilita bastante a utilização como telefone. Ainda assim, todas as “homescreens” e telas de programas estão em formato paisagem, dificultando até mesmo o reconhecimento de alguns atalhos.
Sempre online
Parece um contrassenso dizer que um aparelho como o N900 tem como defeito estar o tempo todo conectado, mas existe uma razão para este raciocínio.Ao contrário de plataformas como o Android, em que é possível escolher se o aparelho deve se conectar a uma determinada rede Wi-Fi ou utilizar a conexão da operadora celular, no Maemo do Nokia N900 a partir do momento em que uma rede sem fio foi adicionada à lista de conexões conhecidas, o aparelho se conecta automaticamente sempre que estiver ao alcance daquele roteador.
Durante a semana de testes, várias vezes tentou-se deixar o aparelho offline – principalmente como forma de economizar energia – e nem mesmo a opção de conexão apenas às redes EDGE e GPRS foi encontrada.
Duração da bateria
Com as antenas Wi-Fi e 3G sempre ligadas, uma tela sensível a toques relativamente grande e todo o hardware do N900, era esperado que a duração de uma carga completa dificilmente durasse mais do que dois dias.Porém a semana de testes do aparelho pelo Baixaki mostrou que o gadget finlandês precisa visitar a tomada diariamente para evitar o risco de ficar sem energia no meio de um dia de trabalho.
Vale a pena? O que nós achamos
Que o N900 é um dos dispositivos mais completos e eficientes já lançados pela Nokia não há dúvidas. Boa capacidade multimídia, câmeras decentes e uma enorme variedade de opções em termos de utilização online fazem do aparelho uma ferramenta de trabalho e entretenimento como poucas.Fonte da imagem: Nokia/Divulgação
Apesar disso, o aparelho ainda não está disponível para venda no Brasil e o preço sugerido pela fabricante – 1.699 reais – é bem salgado. Assim, o Nokia N900 será uma opção válida principalmente para quem depende de conexão frequente com a internet e precisa fazer várias coisas ao mesmo tempo, mesmo quando longe de casa ou do escritório.Outro público que com certeza aproveita o N900 ao máximo é o desenvolvedor Linux. Como o Maemo – ao contrário do Android – é uma versão completa do sistema operacional, basta compilar seus programas de acordo com o padrão criado pela Nokia e pronto, surge uma versão para N900 de qualquer programa.
Fonte: BAIXAKI
Labels: NoticiasTecnologia