Vá bem na redação do vestibular!
Para a maioria dos estudantes a redação é sinônimo de nervosismo, porque é a parte do vestibular em que saber fórmulas, entender cálculos ou decorar informações não ajuda em nada. Mas os que pensam assim podem ficar calmos porque a redação não é esse bicho de sete cabeças.
O objetivo da redação é testar a capacidade do estudante em dar sua opinião e refletir. Por isso, mais do que escrever de maneira correta, é essencial que os candidatos deixem claro o seu ponto de vista sobre o tema. Os estudantes têm medo de fazer isso, mas o ideal é assumir uma posição e defendê-la ao longo do texto com argumentos consistentes e relevantes que a sustentem.
Para se dar bem na redação a dica é ler e escrever muito. A leitura ajuda a desenvolver a escrita e no vestibular é preciso saber escrever de forma clara e simples. Leia de tudo, principalmente sobre atualidades, que costumam ser o tema das redações. Treine com os artigos, editoriais e crônicas de jornais e revistas, para já se antenar sobre os temas atuais e ficar de olho na estrutura dos textos argumentativos.Um dos erros mais comuns e mais graves cometidos em redações de vestibulares é a fuga do tema. Preste bem atenção ao que está sendo pedido e reflita antes de começar a escrever. A redação deve ser organizada e coesa, e o tema deve ser mantido durante todo o texto. O recomendado é que antes de começar a escrever faça um roteiro dos pontos que pretende abordar e em que ordem, para não se perder.
O candidato também deve se preocupar em escrever de forma legível, não precisa ter letra bonita, mas precisa dar para entender. O texto não pode ser pequeno demais e nem grande demais, o ideal é ter entre 20 e 30 linhas. E, por último, outro erro comum, as redações não devem ter desenhos, gráficos e nem poesia.
O mais importante é se preparar e estar calmo no dia da prova. Com treino e conhecimento, com certeza o candidato tira de letra essa etapa do vestibular.
Labels: AprendaPortugues, Curiosidades