Os diferentes tipos de graduação
Quando você pensa em ir para a faculdade nem imagina que existam diferentes tipos de cursos de Ensino Superior. Ou seja, além de escolher a profissão é preciso definir o curso mais adequado para essa carreira. Dentro da graduação tradicional existem três categorias diferentes de cursos: Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia. Você já sabe a diferença entre cada uma delas?
Para começar é bom entender as principais características da graduação. Para iniciá-la é preciso antes de tudo ter concluído o Ensino Médio. Os cursos de graduação são caracterizados pelo aprofundamento teórico que oferecem em uma determinada área do conhecimento. Agora vamos as categorias:
Bacharelado
É a formação mais comum, com especialização em uma determinada área. Por exemplo, Medicina, Jornalismo, Administração, Direito, todas essas profissões foram bacharéis nessas áreas. Com o diploma de bacharel o profissional pode atuar em qualquer área pertencente a sua formação ou se especializar em uma delas, por meio de uma pós-graduação, mestrado, doutorado ou MBA.
Licenciatura
Habilita o formado a ser um professor em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Geralmente as licenciaturas fazem parte de um bacharelado. Em Biologia, História, Geografia, por exemplo, o profissional pode se formar bacharel para atuar como pesquisador ou então fazer mais algum tempo de curso e conseguir a licenciatura que permite dar aulas na área de formação.
Tecnologia
O curso superior tecnológico (CST) ainda é um ponto de interrogação para muita gente, que o relaciona ao nível técnico. Então, para esclarecer: os CST possuem duração de dois a três anos e formam profissionais que atendem necessidades específicas do mercado. Você pode, por exemplo, cuidar de vidas sem ser enfermeiro ou médico, através da manutenção de máquinas de hemodiálise de hospitais. Assim, ele é indicado para quem trabalha em uma área e quer se aprofundar nela, não sendo recomendado para quem não sabe ao certo que carreira quer seguir, pois reduz o leque de opções de atuação.
Labels: AprendaPortugues, Curiosidades